O que nos dizem as emoções
A adrenalina gera medo e o medo gera emoções negativas.
Vamos procurar compreender algumas emoções negativas com origem no medo
TRISTEZA
Significado: Surge quando experienciamos uma perda significativa. É um indicador do nosso grau de apego ao que perdemos (pessoa, animal, objeto, cargo, etc.). Sensação de ter o coração partido. Confunde-se muitas vezes com a depressão.
Todos somos seres relacionais e todos nos apegamos a outros ou outras coisas. Por vezes, este apego pode ser tão intenso que nos priva da nossa liberdade.
Quando acontece algo negativo, é comum ficar triste, e o importante é acolher essa emoção, entender o motivo dela e não tentar fingir que você não está sentindo.
Solução: Esta perda é assim tão importante? De que outra perspetiva posso ver esta situação? O que sinto falta nesta perda. De que outra forma posso satisfazer as necessidades que preenchia com o que perdi?
STRESS
Significado: Sensação de que temos demasiadas coisas para fazer e falta de tempo ou ajuda para as concretizar todas. Sensação de sobrecarga. A mensagem enviada pode estar relacionada com a necessidade de definir melhor as prioridades, abandonando ou atrasando a realização de tarefas que não sejam prioritárias, ou com a necessidade de buscar ajuda ou reunir recursos adicionais para poder concretizar aquilo que se propõe.
Solução: Reveja o seu método de trabalho. Tem, realmente, muitas coisas para fazer ou é apenas a sua perceção da realidade? É perfecionista? Uma forma de verificar, isto é, questionando-se para cada uma das tarefas “o que acontece se eu não fizer isto?”. A resposta a esta pergunta dá-nos uma noção mais concreta da importância que aquela tarefa tem para nós. A mensagem também poderá indicar necessidade de aprender a delegar.
Verifique também se o que tem para fazer são tarefas suas ou se tem por hábito realizar as tarefas dos outros. Se este for o caso a mensagem vem no sentido de aprender a dizer “não”.
CULPA
Significado: A culpa traz-nos uma sensação de estar em falta, ou medo de o que fazemos possa causar danos a outrem. A culpa também pode estar relacionada com a vergonha que nos traz o medo de realizarmos algo que prejudique a nossa imagem pessoal.
Solução: A culpa deriva duma necessidade de justiça. Traz-nos uma mensagem da necessidade de corrigirmos uma injustiça que tenhamos cometido. Observe o que fez de várias perspetivas e questione-se se o que fez é, realmente, injusto. Se concluir que o que fez não foi justo, corrija a situação da forma que considerar a mais adequada. Aprenda com o sucedido, aceite o que fez e perdoe-se, afinal somos todos humanos.
RAIVA
Significado: Quando sentimos algo como injusto para connosco ou para com aqueles de quem gostamos. Pode levar-nos à fúria e irritação. A mensagem é para repararmos ou pararmos a injustiça. Ela traz-nos uma pressão para agirmos no sentido dessa reparação, dando-nos um considerável aumento de energia.
Solução: Observe de outras perspetivas e verifique se a situação é, realmente, injusta ou se é apenas a sua perceção da realidade. Se confirmar a injustiça questione-se “o que posso fazer para impedir esta injustiça?”. No caso de não conseguir corrigir, perdoe. A longo prazo a raiva alojada dentro de si prejudica-o a si e não a pessoa que lhe fez mal. Ao perdoar liberta-se dessa pressão que muitas vezes se torna toxicidade.
SOLIDÃO
Significado: É uma sensação de isolamento. Dá-nos indicação de que necessitamos de estar com quem gostamos. Esta emoção traz-nos uma mensagem que nos diz que necessitamos de nos sentir ligados e que fazemos parte de um todo. Esta emoção revela-nos a necessidade de socializarmos, interagirmos.
Solução: Questione-se: “Qual a forma de socializar, interagir com pessoas que mais se adeque a mim?”. Pode necessitar de estar com alguém próximo ou conhecer novas pessoas, integrar-se me novos grupos. As formas de o fazer podem ser inúmeras. Procure sempre as que considerar mais ecológicas para si. Pode decidir fazer coisas como convidar alguém para sair, indo jantar ou ao cinema, bem como pode inscrever-se numa formação ou num ginásio, entre tantas outras.