O que acontece quando ignoramos a mensagem
Muitas vezes podemos cair na distração que mais não é do que fazer ouvidos moucos ao mensageiro, que nos enviou a emoção como portadora duma mensagem. Cair na distração leva-nos a usar estratégias para não enfrentarmos as emoções, aceitando que apesar de poderem ser incómodas, elas têm algo para me ensinar.
Algumas das estratégias que são muitas vezes utilizadas para sair do desconforto da emoção, libertando a pressão: Consumir álcool, fumar, fazer compras de modo excessivo, comer em excesso, ver televisão, trabalhar excessivamente.
No entanto, estas estratégias não são solução, pois quando uma necessidade não é suprida, o mensageiro irrita-se mais e aciona sistemas de alarme muito mais poderosos. É como se necessitasse de gritar para se fazer ouvir.
Quando insistimos na estratégia de fuga ou evitamento da emoção e caímos nesta escalada com frequência aumentamos a dor da emoção negativa pois atingimos a frustração. Quando isto acontece é o corpo a exigir-nos que façamos alguma coisa, pois o cosso comportamento não está a satisfazer a necessidade. Este é sem dúvida o momento de parar para fazer diferente, pois quando não encontramos solução para a frustração, colocamo-nos no caminho para vários outros problemas, como a depressão ou a ansiedade generalizada.
Precisamos de agir em função da mensagem que a emoção experienciada nos traz e responder, assim, à necessidade subjacente à mensagem. Esta é a única forma de resolver a questão.
Portanto, enfrente o MEDO sem medo. Não tenha medo do medo, pois também ele é um mensageiro