Como surgem as emoções?
Emoções estão sempre associadas a estímulos.
Esses estímulos podem ser estímulos externos, como no caso do exemplo do leão. Quando ocorrem fatores externos que desencadeiam toda a orquestra fisiológica de que falámos.
Esses estímulos também podem ser de estímulos internos, derivar de conteúdos mentais, ou seja, ideias são capazes de provocar emoções. Pensar em alguém de quem se gosta ou que alguém que se odeia também pode provocar uma reação emocional. Uma memória também pode trazer toda uma reação emocional. Então, é também importante compreender que os nossos pensamentos também geram emoções.
Emoções e sentimentos
As emoções são predominantemente inconscientes. Ou seja, elas ocorrem abaixo da linha da nossa perceção.
As emoções são reações do cérebro a estímulos. Quando estamos com alguém que gostamos, podemos experienciar alegria. Se comemos um alimento estragado podemos experienciar nojo.
Todas as emoções têm uma função. As emoções dão-nos informações e com isso orientam-nos e motivam-nos para agirmos, tendo comportamentos úteis para a nossa sobrevivência.
Assim, todas as emoções são necessárias apesar de nos poderem fazer sentir bem ou mal.
As emoções são imediatas, rápidas e de curta duração.
O sentimento é a perceção consciente de um programa emocional. É o resultado da experiência emocional. É gerado a partir duma emoção.
O sentimento é a nossa interpretação da emoção. Os sentimentos são mais profundos e mais duradouros.
O sentimento é uma resposta à emoção, trata-se de como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.
Nem sempre uma emoção se torna consciente. É perfeitamente possível que ocorram alterações emocionais no seu corpo e você não tome consciência disso.
Aliás, é perfeitamente possível que uma emoção não se torne um sentimento, ou seja, aquela permaneça oculta da nossa consciência que ela permaneça num nível abaixo da nossa perceção.