Para que servem as emoções?
E para que serve tudo isso?
As emoções são uma forma muito inteligente da natureza, fazer com que um ser vivo haja sem perder tempo. Emoção tem tudo a ver com ação, como gerar comportamentos biologicamente vantajosos frente a uma necessidade imediata.
É importante notar que a emoção é automática.
As emoções estão aí para garantir a nossa sobrevivência.
As emoções são, então, sinais que traduzem uma mensagem específica relativamente a uma situação vivida. Cada emoção contém uma mensagem acerca do perigo com que temos de lidar. As emoções trazem-nos, então, uma mensagem, mas também a energia necessária para enfrentar aquilo que precisamos de enfrentar.
E o que acontece quando ignoramos a mensagem que a emoção nos traz?
Quando a mensagem é ignorada, o mensageiro regressa em força, pois o perigo continua a estar presente. No fundo, quando nós não ouvimos a Mensagem que a emoção nos quer transmitir. A adrenalina induz-nos modificações que podem ser realmente nefastas. Ela tira o nosso corpo do estado de paz e pode até provocar danos no sistema imunitário.

Muitas vezes procuramos fugir das emoções ou evitá-las, porque o aumento da pressão gerada pela adrenalina evidentemente faz-nos sentir coisas que possam ser menos boas e por isso, muitas vezes queremos fugir delas. No entanto, este sentimento desagradável é necessário, porque é ele que nos leva a uma ação urgente.
As emoções indicam-nos que temos alguma necessidade por satisfazer. E é importantíssimo procurarmos satisfazer as nossas necessidades. Imagine, por exemplo, que você vai a conduzir o seu carro e de repente, acende a luz do óleo. Está numa viagem longa, de férias, e esta luz não é nada oportuna. Você pode fazer de conta que não viu e seguir viagem. No entanto, é fácil perceber que isso terá consequências que podem ser desastrosas para a vida útil do seu automóvel. Será mais sensato, perceber que luz é e o que significa para parar numa estação de serviço e resolver a questão.
Isto é o que devemos fazer com as nossas emoções. Observá-las e perceber que mensagem nos querem transmitir para resolvermos a mensagem subjacente e seguirmos a nossa viagem.
Então, é importante registar que as emoções são normais e essenciais. Todas elas. Não são nem boas nem más. Se por vezes lhe chamamos de emoções negativas, isto deve-se apenas à sensação desagradável de que elas nos trazem. No entanto, esta sensação desagradável ela é necessária para nos levar a uma tomada de ação urgente.