Utilizar a Linha do Tempo para programar o Futuro
Há, naturalmente, uma diferença entre as pessoas que alcançam as suas metas e as que não o fazem. Aqueles que conseguem fazê-lo, armazenam internamente os objetivos de forma diferente dos que não atingem.
A utilização da LT é uma forma de programar o futuro, de modo que se aumente a probabilidade de atingir os objetivos. Aquilo que nós queremos, desejamos e colocamos como objetivo, torna-se irrevogável para a mente.
Para isso, decida o que quer. Que seja algo que realmente quer. Tire tempo para pensar o que quer no futuro. Liste os seus objetivos? Escreva-os.
Quanto mais claro mais específico for nas suas metas, mais alcançáveis elas se tornam.
Para que os seus objetivos estejam bem elaborados lembre-se de:
- Estabeleça objetivos duma forma positiva – o que deseja especificamente;
- Formule os objetivos no presente e de forma específica – onde eu estou agora (assegure-se que cria uma imagem associada no presente);
- Qual o resultado específico pretendido – O que vejo, ouço, sinto, etc. quando alcançar o resultado. Torne-o atrativo com a ajuda das submodalidades e, de seguida, coloque-o no futuro (assegure-se que cria uma imagem associada no presente).
Quando colocar uma memória no futuro, ela deve ser dissociada. Uma memória associada é uma meta, um objetivo, uma memória dissociada é uma direção. Eventos futuros dissociados tendem a se generalizar melhor que eventos futuros associados. O problema em colocar uma imagem associada para objetivos é que meta já foi cumprida. Se já alcançou, já tem o que necessita. Por isso, pode gerar menos compulsão para fazer o caminho para lá chegar, pois já chegou. A dissociação torna mais atrativo e dá um sentido de direção;
- Fator de evidência – como você saberá que atingiu o objetivo quando lá chegar;
- Você o deseja congruentemente? – O que este objetivo me dá ou permite fazer;
- É iniciada ou mantida por mim? – ou seja, é um objetivo para mim;
- Está apropriadamente contextualizada? – Onde, quando e com quem eu quero isto?
- Recursos – que recursos tenho agora e que recursos necessito para alcançar esta meta;
- Teste a ecologia – Com que propósito quero isto? O que ganho ou perco se obtiver isto?
- O que acontece se eu alcançar isto?
- O que não acontece se eu alcançar isto?
- O que vai acontecer se eu não alcançar isto?
- O que não acontece se eu não o alcançar isto?
Com a utilização destes passos, aumentamos a probabilidade de ter um objetivo muito bem elaborado e com uma imagem bem detalhada.
Pode fazer a progressão, programando o seu futuro, usando a técnica “Atraindo o futuro”.