No Tempo (In Time – IT)
Pessoas com linha clássica “no tempo” têm a linha do futuro bem à sua frente e o passado atrás de si, com o agora posicionado dentro do corpo. É uma linha única de trás para frente. As pessoas com esse tipo de linha vivem mais o presente. Não se interessam muito pelo futuro e o passado é algo que já passou, ficou para trás, literalmente.
Uma linha “no tempo” passa através do seu corpo, o tempo flui através do seu corpo.
Uma linha no tempo também pode ter uma forma de V, com o passado de um lado, o futuro do outro. A linha liga o passado ao presente através do seu próprio corpo e o presente ao futuro.
As pessoas IT, normalmente têm uma parte da LT não disponível a menos que girem a cabeça.
As pessoas IT dizem coisas como:
– “Vais vai olhar para trás e rir-te disto”
– “Deita isso para trás das costas”.
Ao acessar memórias, as pessoas IT vão para trás, para a memória, apontam para trás e associam-se àquela memória.
A forma como imagina a sua linha do tempo indica alguns traços de personalidade.
Se a imagina “no tempo” vive mais o momento presente, está mais associado, não dá conta de o tempo passar, tem uma noção pouco rígida do tempo (atrasar-se 10 minutos não é problema), sente as emoções duma forma intensa, é mais criativo.
As pessoas IT, tendem a se adaptar-se melhor ao ambiente e às circunstâncias e sentem-se confortáveis quando se envolvem em várias coisas ao mesmo tempo. Entregam-se mais no nível afetivo, por viverem mais o presente.
As pessoas IT, por não terem tanta consciência da duração do tempo, podem mais facilmente ficar presas no “agora” e ter dificuldade de encerrar uma reunião ou encontro ou telefonema.
Para uma pessoa IT é mais fácil estar no “aqui e agora”, por isso podem-se concentrar mais facilmente do que as TT(through time).
Pessoas IT podem ir para o passado e permanecer por lá, porque as suas memórias estão associadas. Podem ir para trás e entrar num estado associado, com facilidade.
Normalmente têm dificuldade em organizar tarefas. Uma pessoa IT tende a viver a vida com mais espontaneidade e flexibilidade. Não gosta de planear. Prefere aceitar as coisas como elas acontecem e adaptar-se. Por isso, evitam estabelecer prazos.