Através do Tempo (Through Time – TT)
Uma linha “através do tempo” está fora do seu corpo.
Habitualmente quem imagina esta linha tem o passado de um lado e o futuro do outro.
As memórias estarão à frente da pessoa. O tempo é contínuo e ininterrupto e será provavelmente longo. Tem consciência da duração. Para uma pessoa TT as memórias são usualmente dissociadas. É uma memória sequencial, temporal – tempo linear.
O tempo tem um comprimento e parece ser longo. Por exemplo, o valor do trabalho de alguém é medido pelo tempo gasto com ele.
A linha clássica “através do tempo” é uma linha horizontal totalmente à frente dos olhos da pessoa. O futuro está de um lado, o passado de outro e o agora está à sua frente.
Pessoas com esse tipo de linha vivem fora da corrente do tempo.
Se está organizado desta forma terá mais consciência sobre o valor do tempo, consegue organizar metodicamente a sua agenda, gosta de planear, está geralmente dissociado das suas memórias, é pontual e gosta de cumprir prazos.
Uma pessoa TT terá o seu tempo alinhado por eventos e saberá a hora com certa precisão de minutos.
As pessoas TT dizem coisas como:
– “O tempo está do meu lado”.
Para estas pessoas, o “passado estará sempre lá” como uma referência. Isto será bom se as experiências passadas forem positivas, mas se não, o passado pode sempre estar lá como que a encará-la face a face, tendo problemas no presente, por aquelas sensações desagradáveis do passado.
Com os acontecimentos guardados à sua frente elas vão com facilidade do passado ao futuro. Tendem a viver menos intensamente os sentimentos e as sensações. São mentalmente observadoras das coisas que estão a acontecer com elas, e por vezes podem parecer mais frias e distantes das outras pessoas.
Procuram criar um ambiente em torno de si mesmas, estruturado, agendado, planeado e controlado. Para elas, situações indefinidas ou ambíguas são condições mais difíceis de lidar.
Do ponto de vista de trabalho ou de negócios, uma pessoa TT seguirá facilmente cronogramas e provavelmente concluirá o seu trabalho a tempo. Esta pessoa consegue manter-se mais facilmente no rumo e comprometer-se com as tarefas do seu trabalho.
Uma pessoa TT, tem menor capacidade de concentrar-se e manter-se no “aqui e agora”, que uma IT. Encaram o horário como algo sério. Procuram uma vida ordenada, decidida, planeada. As coisas têm uma certa “urgência”.
O conhecer como traçamos a nossa linha do tempo permite-nos mudá-la nos momentos em que for mais adequado. Uma linha “no tempo” ou uma linha “através do tempo” são escolhas, embora seja habitual uma pessoa usar uma de forma mais predominante.
Caso seja uma pessoa “no tempo” e necessitar de fazer um planeamento e cumprir prazos, poderá ser útil visualizar a sua linha fora de si, tornando-a “através do tempo”. Por outro lado, se não consegue relaxar em casa pois está sempre preocupado com o trabalho e o que lá deixou, poderá ser útil mudar a sua linha, dando o salto lá para dentro e associando-se deste modo ao momento presente.
A Linha do Tempo dá-nos flexibilidade, pois permite-nos escolher a linha de acordo com o lugar ou momento que estejamos a vivenciar. Podemos escolher ter uma linha “através do tempo” para trabalhar e uma “no tempo” quando estamos em casa com a família. Assim, podemos obter uma vida mais descontraída, de contato mais íntimo com as pessoas que nos são importantes e, no trabalho, uma vida virada para o planeamento, mais distanciada emocionalmente dos fatos.