Conteúdo do curso
Video Explicativo de Acesso à Plataforma
0/1
B – Conteúdo do Curso
MÓDULO I – Introdução à PNL, princípios básicos
0/1
MÓDULO II – Pressupostos – Princípios essenciais
0/1
MÓDULO III – Modelo de comunicação e perceção
0/1
MÓDULO IV – Sistemas de Representação
0/1
MÓDULO V – PNL – Pilares fundamentais
0/1
MÓDULO VI – Posições Perceptivas
0/1
MÓDULO VII – Resultados bem elaborados
0/1
MÓDULO VIII – Ancoras
0/1
MÓDULO IX – Crenças e Submodalidades
0/1
MÓDULO X – Modelos de linguagem
0/1
MÓDULO XI – Reprogramação e inconsciente
0/1
MÓDULO XII – Avaliação
0/1
Manual Completo Practitioner em PNL
0/1
MODELO – Practitioner PNL

 

 

Rapport

 

Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele.”

Tonny Robbins

 

A palavra rapport deriva da palavra rapporter em francês. Pode ser traduzido como “devolver ou reportar, trazer de volta”. O rapport acontece quando se consegue um relacionamento com empatia, onde é criada conexão entre duas ou mais pessoas.

 

Esta técnica é muito útil pois gera confiança o que facilita a comunicação e cria laços de compreensão entre as pessoas. Pode ser utilizada em contextos pessoais e profissionais. Atinge-se o rapport quando conseguimos uma relação com sentimentos de respeito e confiança com a outra pessoa, quando sentimos que estamos a ouvir o outro e a ser ouvidos, independentemente das diferenças de opiniões, experiências ou habilidades. O rapport torna as coisas mais fáceis.

 

Rapport não é necessariamente concordância. Podemos estar em rapport com alguém sem partilhar a mesma opinião, mas aceitando e respeitando os diferentes pontos de vista.

 

O rapport atinge-se quando temos uma resposta não verbal inconsciente na qual estabelecemos correspondência com os movimentos corporais e características vocais.

 

Estabelecer rapport é uma habilidade fundamental na vida para se conseguir o que se deseja. Quando estamos em rapport a conversa flui muito naturalmente e sente-se que estamos em sintonia. Gostamos de ali estar, ouvimos e somos ouvidos, compreendemos e somos compreendidos.

 

Quando estamos num restaurante conseguimos rapidamente identificar as pessoas que estão em rapport, mesmo sem ouvir as conversas. Basta ver como se olham e as posturas que adotam. Naturalmente, quando duas ou mais pessoas estão em rapport a sua postura corporal e os seus movimentos estão sincronizados. Tendem a mover-se em sintonia. Quando uma se inclina a outra também o faz, fazem gestos similares, estão com posturas corporais idênticas, falam no mesmo tom de voz, etc.

 

Em PNL chamamos a isto sincronizar e espelhar. Conseguimos deste modo sintonizarmo-nos na forma como os outros experimentam o mundo.

 

Descarregar PDF: 6 – Rapport

0% Concluído