Conteúdo do curso
Video Explicativo de Acesso à Plataforma
0/1
B – Conteúdo do Curso
MÓDULO I – Introdução à PNL, princípios básicos
0/1
MÓDULO II – Pressupostos – Princípios essenciais
0/1
MÓDULO III – Modelo de comunicação e perceção
0/1
MÓDULO IV – Sistemas de Representação
0/1
MÓDULO V – PNL – Pilares fundamentais
0/1
MÓDULO VI – Posições Perceptivas
0/1
MÓDULO VII – Resultados bem elaborados
0/1
MÓDULO VIII – Ancoras
0/1
MÓDULO IX – Crenças e Submodalidades
0/1
MÓDULO X – Modelos de linguagem
0/1
MÓDULO XI – Reprogramação e inconsciente
0/1
MÓDULO XII – Avaliação
0/1
Manual Completo Practitioner em PNL
0/1
MODELO TESTE – Practitioner PNL – não usar!

 

TÉCNICAS DE SINCRONIZAÇÃO E ESPELHAMENTO

 

SINCRONIZAR E ESPELHAR

 

Sincronizar e espelhar é uma habilidade que nos facilita a interação com uma pessoa que acabámos de conhecer. Quando conseguimos ser o reflexo da outra pessoa, sincronizando e espelhando até que isso se torne natural, podemos atingir o rapport rapidamente.

 

O que deveremos, então, sincronizar e espelhar?

– Voz (preste atenção à tonalidade e velocidade da fala da outra pessoa)

– Respiração (observe a velocidade da respiração. Verifique se é tranquila, lenta ou rápida)

– Postura corporal

– Ritmo dos movimentos

– Palavras e predicados utilizados

 

Saberemos que estamos a sincronizar e espelhar corretamente quando a outra pessoa nos espelhar de volta, ou seja, quando começarmos a adotar uma postura ou gestos diferentes e a outra pessoa nos acompanhar. Quando atingimos este ponto, estabelecemos o rapport e estamos em condições de conduzir, levando a pessoa para a direção que pretendemos. Geramos assim, o poder de influência.

 

O que faz alguém que quer entrar num comboio em andamento? Antes de saltar, corre e acompanha a velocidade do comboio. Só depois se atreve a saltar (por favor, nunca pratique este exemplo na vida real).

 

Ser capaz de sincronizar nas situações mais desafiantes, sejam elas de natureza pessoal ou profissional é o que permite ou não conseguir conduzir a pessoa para onde se deseja.

Imagine a difícil situação de lidar com um filho adolescente que está fixado nas suas próprias ideias e necessidades como se fossem únicas ou que está com o cliente que tem convicções fortes e contrárias ao que lhe quer apresentar. Quer numa situação, quer noutra se não estabelecer rapport, dificilmente conseguirá conduzir essas pessoas.

Ser capaz de sincronizar e espelhar por algum tempo, permite que consiga conduzir a pessoa com muita naturalidade e até com facilidade, mesmo em situações aparentemente complicadas.

Observe os melhores vendedores em ação e verifique como eles primeiro se preocupam genuinamente em acompanhar o cliente e conseguem sincronizar e espelhar demonstrando um interesse real e verdadeiro pela pessoa e pelo que ela necessita.

 

TÉCNICAS PARA SINCRONIZAR E ESPELHAR

 

Equiparação – quando sincronizamos usando a mesma parte do corpo. A outra pessoa levanta o braço direito e eu levanto também o braço direito.

Espelhamento – quando sincronizamos com a outra pessoa em forma de espelho. Quando a outra pessoa cruza a perna direita sobre a esquerda e eu cruzo a esquerda sobre a direita.

Equiparação cruzada – quando utilizamos uma parte diferente do corpo para equiparar os movimentos. A outra pessoa cruza o braço direito sobre o esquerdo e eu cruzo a perna esquerda sobre a direita.

 

Descarregar PDF: 7 – Técnicas de sincronização e Espelhamento

0% Concluído