Conteúdo do curso
Video Explicativo de Acesso à Plataforma
0/1
B – Conteúdo do Curso
MÓDULO I – Introdução à PNL, princípios básicos
0/1
MÓDULO II – Pressupostos – Princípios essenciais
0/1
MÓDULO III – Modelo de comunicação e perceção
0/1
MÓDULO IV – Sistemas de Representação
0/1
MÓDULO V – PNL – Pilares fundamentais
0/1
MÓDULO VI – Posições Perceptivas
0/1
MÓDULO VII – Resultados bem elaborados
0/1
MÓDULO VIII – Ancoras
0/1
MÓDULO IX – Crenças e Submodalidades
0/1
MÓDULO X – Modelos de linguagem
0/1
MÓDULO XI – Reprogramação e inconsciente
0/1
MÓDULO XII – Avaliação
0/1
Manual Completo Practitioner em PNL
0/1
MODELO TESTE – Practitioner PNL – não usar!

 

 

MODELO MILTON

 

 

Milton Erickson (1901-1980) foi considerado o hipnoterapeuta mais influente do nosso            tempo. Foi modelado em 1974 por John Grinder e Richard Bandler.

 

O Modelo Milton é um conjunto de padrões que se utilizam para induzir um estado alterado de consciência (transe) numa pessoa.

 

O modelo Milton usa os mesmos padrões do metamodelo, mas duma forma invertida. Enquanto o metamodelo faz perguntas para obter detalhes específicos que faltam nas frases, o modelo Milton faz, propositadamente, afirmações muito gerais.

 

Vejamos as principais diferenças entre o Metamodelo e o Modelo Milton:

 

 

  • O modelo Milton faz afirmações muito gerais, duma forma intencional. Pretende-se relaxar a pessoa com quem se está a falar.
  • O Metamodelo faz perguntas para obter detalhes específicos em falta nas frases.

Tal como no Metamodelo, no modelo Milton vamos encontrar omissões, generalizações e distorções.

 

O modelo Milton usa uma linguagem hipnótica para sobrecarregar a mente consciente e, assim, aceder facilmente ao inconsciente. Sendo uma linguagem vaga o inconsciente procura as suas próprias experiências e enquanto o faz entra num estado alterado de consciência, permitindo a entrada da mensagem terapêutica.

 

O estado alterado de consciência ou transe é um estado de atenção focada. É um estado em que estamos focados mais nos nossos sentimentos ou pensamentos internos do que no mundo exterior à nossa volta. O inconsciente torna-se mais acessível e dessa forma o terapeuta pode ajudar o cliente a fazer mudanças.

 

O transe é um estado perfeitamente normal. Todos nós podemos passar por vários estados de transe ao longo do dia. Já alguma vez deu consigo a chegar a um determinado local sem se lembrar do caminho que fez? Ou já alguma vez viajou nos seus pensamentos enquanto alguém falava consigo não conseguindo dizer o que a pessoa estava a falar? Ou já viu televisão tão focado que não ouvia outras pessoas a falarem?

 

Pois é, ao longo do dia passamos por várias experiências que são estados alterados de consciência. É um mecanismo extraordinário que temos para lidar com o excesso de informação.

 

Descarregar PDF: 7 – Modelo Milton

0% Concluído