OBJETIVOS SMART
Um dos mais conhecidos modelos de definição de objetivos é o modelo SMART, amplamente utilizado no mundo corporativo.
A PNL dá-nos um caminho ainda melhor para atingirmos os resultados. O modelo SMART diz que os objetivos têm de ser específicos (specific), mensuráveis (measurable), realistas (realistic), alcançáveis (achievable) e temporizáveis (timed).
A PNL acrescenta mais dimensões, usando os sentidos e fazendo algumas questões que tornem os objetivos bem formulados.
Em PNL dizemos que os resultados são bem elaborados, quando cumprem os critérios a seguir mencionados:
1 – O resultado está definido duma forma positiva e específica. Definiu o que queria ou que não queria? Estabelecer como objetivo, por exemplo, que “não quer ser doente” ou “não se quer divorciar” ou “não quer perder o seu trabalho” pode ter consequências nefastas pois é para aí que está a dirigir o seu foco. Deverá, então, ao invés disso, perguntar-se “o que eu quero?”. O que pretende obter deverá ser bem claro e específico. Imagine que diz apenas “quero ganhar mais dinheiro”. Isso não é o suficiente pois se ganhar 100 e passar a ganhar 101 o seu objetivo já terá sido atingido. Um objetivo claro seria, por exemplo, “quero ganhar 100.000,00€ por ano”.
2 – O objetivo é da sua iniciativa e você pode mantê-lo. Está a fazer isto por si, porque você quer realmente ou está a fazê-lo por outra pessoa? Quer fazer alguém feliz ou está a ser pressionado por alguém? Quando a vontade de alcançar o resultado é do próprio a possibilidade de ser bem-sucedido é maior. Deverá, então, perguntar-se “estou a fazer isto por mim ou por outra pessoa?”, “o resultado depende apenas de mim ou para se realizar outra pessoa terá de se responsabilizar por isso?”.
3 – Contextualize adequadamente. Os objetivos deverão ter uma descrição específica, com base sensorial, do resultado obtido e dos passos dados. O contexto está definido claramente? Onde, quando, como e com quem quer o seu resultado. Perceba como será quando atingir o objetivo e pergunte-se “o que verei, ouvirei e sentirei quando atingir o resultado?”, “o que estarei a fazer quando atingir o objetivo?”. Defina quando espera atingir o seu objetivo, com quem você estará quando lá chegar. Para atingir o resultado defina as etapas que necessita seguir. Certifique-se que é flexível e encontra várias formas para conseguir atingir o seu resultado.
4 – Descreva um método de evidência. Como saberá ao longo do caminho que está a realizar o percurso para atingir o resultado? Como saberá que o alcançou?
5 – Defina os recursos que necessita. Verifique os recursos que tem agora e que recursos adicionais irá necessitar. Comporte-se como se já tivesse todos os recursos de que necessita. Agir como se já possuísse os recursos poderá ajudá-lo a substituir crenças negativas ou que o prendam ao passado. Lembre-se que o nosso inconsciente não separa o que é realidade do que não é, pelo que quando se comporta “como se” está a construir essa nova realidade.
É normal sentir que não somos capazes de alcançar determinado objetivo e isso acontece porque estamos a considerar as competências, recursos, capacidades que temos no momento. Estas incertezas vão reduzindo conforme vamos avançando, pois incrementamos a experiência, capacidade, o controlo, competência, etc. Ao imaginarmos que temos essas competências e visualizarmos o objetivo a concretizar-se é uma forma de eliminarmos estas incertezas que possamos ter.
6 – O objetivo deverá ser ecológico. Em PNL ser ecológico significa que o que pensamos ou fazemos se encaixa congruentemente em todas as áreas da nossa vida. Quando alcançar o objetivo, o resultado será apropriado ao seu ambiente natural? Como afetará todas as suas áreas de interesse (família, profissão, amigos, saúde, etc.). Nesta fase, verifique se ao atingir esse objetivo poderá de alguma forma prejudicar alguma área da sua vida. Por vezes, queremos um objetivo que seria ótimo, por exemplo ao nível profissional, mas que implicaria muito desgaste e possíveis danos ao nível familiar e isso poderá não ser ecológico.
Uma boa forma de verificar a ecologia, será respondendo às seguintes perguntas:
– O que vai acontecer se eu conseguir?
– O que não vai acontecer se eu conseguir?
– O que vai acontecer se eu não conseguir?
– O que não vai acontecer se eu não conseguir?
7 – Defina o 1º passo duma forma específica e alcançável. Afinal, tudo começa com um primeiro passo.
Descarregar PDF: 2 – Objetivos SMART